Abertura do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para Professores da Educação Infantil em Jaboatão dos Guararapes

No dia 3 de junho de 2024, Jaboatão realiza a abertura do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-Educação Infantil, uma formação continuada no Espaço de Formação e com a presença do corpo docente dessa etapa de ensino.

A formação continuada é uma necessidade permanente no desenvolvimento profissional dos professores, um direito garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Reconhecendo essa importância, o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco, lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, direcionado à Educação Infantil, especialmente na etapa pré-escola.

A formação tem como objetivo principal aprimorar as práticas dos professores em torno da oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil. Além disso, promove discussões sobre as concepções de docência e as especificidades da Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento de metodologias eficazes no processo de alfabetização.

A iniciativa representa um avanço significativo nas políticas de formação continuada nas redes públicas de ensino, refletindo o compromisso das autoridades com a qualidade da educação desde as primeiras etapas da escolarização.

O evento marca o início de um importante ciclo de aprendizagem e troca de experiências, reforçando o papel fundamental dos professores na construção de uma base sólida para o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças.