Jornada das Pedagogias em Artes Destaca Formação Continuada e Pesquisa

O encontro sobre "Formação Continuada Arte & Educação: Pesquisa e Orientação Profissional," promovido pelo coordenador educacional de arte, Neemias Dinarte, foi um marco significativo na trajetória dos arte educadores. Realizado no de 23 de maio de 2024, no Espaço de Formação dos Profissionais de Educação, o evento contou com a apresentação das pesquisas de mestrado de cinco renomados professores, focadas na formação continuada de arte, tanto no período da manhã quanto da tarde.

Os professores expositores trouxeram temas inovadores e relevantes para a prática educativa:

- Eduardo Henrique Simões Duarte apresentou "Frevo com asas: Ciências no frevo-canção a partir do álbum Asa da América Frevo."
- Gabriela de Almeida Apolônio abordou "Caminho do samba: o samba Pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino."
- Lyane Marcele Cavalcante Santos discutiu "O Frevo e as multilinguagens na escola: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental II."
- Maisa Cristina da Silva explorou "Experiências arte educativas dos egressos do curso intensivo de arte na educação."
- Manaira de Melo Pereira apresentou "Diálogos na sala de aula: Desafios étnico culturais de uma professora de artes na escola pública."

A programação da manhã foi enriquecida com uma encantadora abertura musical, destacando performances de flauta e sanfona por estudantes da Escola Municipal Oscar Moura, sob a orientação da professora Gisele Almeida. À tarde, os talentos dos estudantes da EMTI Bartolomeu de Gusmão foram exibidos em uma apresentação de violino, coordenada pela professora Cynthia Guedes, impressionando a todos com sua musicalidade.

A presença da Secretária Municipal de Educação e do Secretário Executivo da pasta sublinhou a importância do evento.