ESCOLA DO JABOATÃO REALIZA AÇÃO EM HOMENAGEM À SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A escola Santa Tereza de Ávila, da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes, preparou junto aos estudantes o Circuito do Baobá na semana da Consciência Negra, buscamos nesse projeto, enfatizar as contribuições trazidas pelo povo africano para que os estudantes entendam como se dá a formação de uma população, valorizar o conhecimento repassado por outras gerações e conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância do combate ao racismo.

As atividades foram realizadas com todos os segmentos na Unidade de Ensino, nas quais os estudantes prepararam trabalhos sobre a arte, a música, a culinária, a fauna e a flora da África, enfatizando o Baobá e sua história.

Todo povo necessita conhecer sua história e suas origens e assim reconhecer sua própria identidade como fundamento para evitar quaisquer tipos de preconceito e discriminação com relação ao povo africano.

“É muito importante a escola promover atividades que conscientize e valorize a história do povo negro e a influência dessa população na cultura brasileira”, explicou Irana Britto, coordenadora educacional.

Se faz importante destacar que a cultura africana é extremamente rica e diversificada, são inúmeros povos que habitam o continente, com uma vasta quantidade de línguas, religiões, tribos e costumes distintos. Toda essa diversidade teve um papel importante na formação da identidade cultural afro-brasileira.

Desta forma, conhecer a influência dos povos africanos na formação da cultura brasileira, é reconhecer a nossa identidade afrodescendente enquanto brasileiros.