ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DO JABOATÃO CONQUISTAM MEDALHAS NA 2ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL

Com 19 equipes inscritas na modalidade “Escola Pública” (totalizando 57 estudantes do 7º ao 9º ano) sob orientação da professora de história Flávia Braga, 6 equipes conseguiram chegar à final alcançando resultado inédito para o município de Jaboatão dos Guararapes. O desempenho localiza o município entre as 400 melhores equipes de escola pública do Brasil, conseguindo 6 medalhas do total de 63 equipes premiadas no Estado de Pernambuco.

Dentre as tarefas deste ano destaca-se a ênfase no “Patrimônio Histórico” de cada localidade das equipes, tendo algumas equipes sido premiadas promovendo a cultura Jaboatonense, por exemplo: a Festa da Pitomba, o Parque Nacional Monte dos Guararapes e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em parceria com a ANPUH (Associação Nacional de História) desde 2009, com o intuito de promover o conhecimento em História Nacional através da competição em equipes, entre escolas das redes públicas e privadas, com estudantes do 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Anualmente, o Nordeste tem sido a região com maior número de finalistas e medalhistas, se tornando uma olimpíada de referência para desenvolver uma educação pública crítica de qualidade.

A partir de 2021 a ONHB ganhou uma nova competição, incluindo o público de forma geral, no formado “Aberta para Todos”, conhecida como ONHB-A. Em 2022, a 2ª edição deste formato aconteceu entre os meses de outubro e novembro, toda de forma online, contemplando as modalidades “escola privada” e “escola pública”. Todas as equipes competiram de forma igualitária, sendo reservado apenas às 400 melhores escolas públicas com melhor desempenho a premiação em forma de bolsa científica CNPQ-Júnior.

Nas modalidades “escola privada” e “escola pública”, puderam se inscrever grupos formados por um professor e três estudantes dos ensinos fundamental (7º, 8º ou 9º anos) e médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As bolsas, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), são de R$100,00 mensais e têm duração de até um ano.

ONHB-A teve três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa. A quarta etapa contou com uma tarefa principal. Cada fase teve a duração de uma semana cada, período que pôde ser usado pelos participantes para pesquisar em livros e internet, debate com colegas e busca por referências bibliográficas. Cada modalidade premiou com a entrega de medalhas virtuais 35 equipes de ouro, 55 de prata e 75 de bronze, por modalidade.

Confira abaixo as equipes premiadas:

1º Lugar – MEDALHA DE OURO

AS CAPIVARAS DO PIAUÍ (1412,52 pts)

- Sarah Diniz (9ºB)

- Isabella de Oliveira (9ºB)

- Dulcynea Monteiro (9ºB)

2º Lugar - MEDALHA DE PRATA

TURMA DA MÔNICA (1379,48 pts)

- Maria Gabriela Heleno (9ºA)

- Pedro Vinícius (9ºA)

- Maria Tayná (9ºA)

3º Lugar - MEDALHA DE BRONZE