ESTUDANTES DO JABOATÃO VOLTAM A SE DESTACAR NA OBA EM 2022

Os estudantes das Escolas Municipais do Jaboatão dos Guararapes voltaram a se destacar na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e superaram os bons resultados da edição de 2021 da competição.

Em 2021, por conta da pandemia, as provas da OBA foram realizadas de forma on-line, obedecendo às normas de segurança sanitária e os estudantes e seus professores conseguiram obter 21 medalhas (08 ouros, 11 pratas e 02 bronzes).

Em 2022, são ao todo 62 estudantes medalhistas, tendo superado todas as edições anteriores em medalhas de ouro, com um total de 34 medalhas. Comparando os resultados obtidos em 2017 tivemos uma evolução de 158% no número de estudantes medalhistas neste ano.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica- OBA é um evento anual realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e participam alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo território nacional e no exterior, desde que estudem em escolas de língua portuguesa.

Os objetivos da OBA são fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

As provas da OBA são divididas, em quatro níveis e em fase única. Em 2022, com a normalização da pandemia de Covid 19, a OBA voltou a ser realizada exclusivamente na forma presencial. As Escolas da Rede Municipal, por adesão, participaram do Nível 1 (destinado aos alunos do ensino fundamental regularmente matriculados do 1º ao 3º ano), do Nível 2 (destinado aos alunos do ensino fundamental regularmente matriculados do 4º ao 5º ano) e das provas do nível 3 (destinado aos alunos do ensino fundamental regularmente matriculados do 6º ao 9º ano).