Aluna do Jaboatão é ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

A estudante Janielly dos Santos Andrade, da Escola Municipal José Carlos Ribeiro, do Jaboatão dos Guararapes em 2020, foi agraciada com a medalha de ouro e certificado de Honra ao Mérito da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), concedidos pela Universidade Federal do Piauí, através da Reitoria de Extensão. A Olimpíada tem como objetivo popularizar e divulgar o conhecimento científico a todos.  As provas, tanto da 1ª como da 2ª fase, envolveram questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; e resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Maurílio Pedrosa, gestor da Escola José Carlos Ribeiro, acredita que a conquista da sua aluna estimula sua formação e pode lhe abrir portas no futuro. "A medalha de Ouro de Janielly, mostra o poder do conhecimento na formação  do aluno na escola pública,  abrindo os caminhos para a preparação de uma  futura cientista", afirmou.