ESCOLA DO JABOATÃO É CAMPEÃ DA OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA E VAI REPRESENTAR O BRASIL EM MUNDIAL NA CHINA

A equipe Matemágicos, da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, do Jaboatão dos Guararapes, ficou em 1° lugar entre todas as escolas públicas do Brasil no Grupo 3 da Olímpiada Internacional de Matemática e do Conhecimento. A escola disputou com 400 escolas públicas de todo o Brasil e a conquista habilitou a equipe jaboatonense para representar o Brasil na Fase Internacional da competição que ocorrerá em Beijing, na China, em 2021.

A OIMC é organizada em três fases. Classificam-se para a 2ª fase as 25 melhores equipes de cada grupo. Na 2ª fase, as equipes campeãs dos Grupos 3 e 4   classificam-se para representar o Brasil na fase internacional do evento.

Em cerimônia virtual realizada na manhã deste sábado (05), o Instituto Alpha Lumem divulgou o resultado final da OIMC e as cinco escolas do Jaboatão que participaram da Olímpiada ficaram entre as melhores nos seus respectivos grupos, com destaque para a equipe Matemágicos, da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão que conquistou o 1º lugar geral e vai representar as escolas públicas do Brasil na etapa mundial que será realizada em 2021, na cidade de Bejin, na China.

A Equipe Matemágicos é formada pelos alunos Artur Bezerra da Silva, Lívia Maria Alves de Lima Santana, Wandany Gabrielly Lopes Pereira, Cycilea de Souza Gomes, Késia Sandrely Matos de Souza, Guilherme de Andrade Gadelha Peixoto, Sophia Kanycha dos Santos Félix e Hajennyffer Kerly Carneiro Santos, que cursam os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Nesta segunda-feira, os estudantes foram recebidos pelo prefeito Anderson Ferreira, no gabinete do Complexo Administrativo. O gestor parabenizou o grupo e ressaltou o empenho e a determinação de todos nessa conquista tão importante. “A Equipe Matemágicos é mais um exemplo de que a Educação é o melhor caminho para trilhar o futuro desses jovens e das suas famílias. Para todos nós é um orgulho saber que vão representar Jaboatão e o Brasil numa competição por onde já passaram mais de 30 milhões de estudantes de todo o mundo. Além de irem mostrar todo o conhecimento que têm, será uma grande oportunidade de adquirir experiências incríveis. Pela dedicação e empenho, acredito que a Equipe Matemágicos ainda vai nos dar muito mais alegrias”, disse o prefeito, que lembrou do prêmio concedido pela ONU ao Programa Jaboatão Prepara, neste ano, por Excelência em Gestão Pública.

Artur Bezerra, que integra a Equipe Matemágicos, disse que comemorou muito o resultado. “Estudamos muito para participar da Olimpíada e agora é ir para a China e disputar o título mundial. Matemática não é difícil, é só se dedicar. A matemática está em tudo na nossa vida”, disse o estudante.

Confira o desempenho das escolas do Jaboatão:

No Grupo 2 (6º e 7º anos), a Equipe Exatos Nota 10, da escola José Rodovalho ficou em 6° lugar e receberá medalha de prata;

No Grupo 3 (8º e 9º anos), a equipe Matemagicos, da escola Bartolomeu de Gusmão  ficou em 1° lugar e recebeu a medalha de ouro e a classificação diamante, que lhe garante vaga na etapa mundial;

A equipe Bartô, da escola Bartolomeu de Gusmão ficou em 4° e receberá medalha de prata;

A equipe Caçadores de Algarismo, da escola José Rodovalho ficou em 8° lugar e receberá medalha de bronze;

A equipe Cérebros sem Preço, da escola José Rodovalho ficou em 19º lugar e receberá o certificado de menção honrosa.